Open Access in Latin America/Comments Ale Abdo on OA Policies

From Wikiversity
Jump to navigation Jump to search

Ni!

Poisé, ainda nem umzinho é mandato de acesso aberto. =(

Só temos mandatos de arquivamento em repositório institucional e, mesmo esses, fracos em vários aspectos.

Nenhum deles explicitamente menciona uma licença geral - qualquer que seja. Aqueles que mencionam permissões usam linguagem confusa misturando modos de uso (cópia, execução) e finalidades de uso (fins educativos, fins comerciais). E nenhum desses mencionando explicitamente permissão para edição e recombinação do material.

Também nenhum deles, apesar de requerer arquivamento, veta qualquer exigência de restrição de acesso vinda da revista onde foi publicado o trabalho.

Ou seja, mesmo com boa vontade, é tudo equivalente a CC-BY-NC-ND pra pior. E isso só se a revista onde foi publicado permitir.

O da ENSP parece ser o melhorzinho e ainda assim é tão mal escrito que eu não arriscaria dizer que é mais do que CC-BY-NC-ND com uma permissão adicional para tradução. E logicamente ele proibiria o pesquisador de publicar numa revista que exija cessão dos direitos, mas novamente é tão mal escrito que eu duvido que isso seja aplicado.

Enfim, é um começo. Mas tá feia a coisa... rs

Os bancos de teses eu esqueci de mencionar na minha resposta, valia uma nota, até porque são muitos mais do que os dessa lista.

Abs, l e