Página principal

Fonte: Wikiversidade
(Redirecionado de Página Principal)

Bem-vinda(o) à Wikiversidade

a universidade livre

A Wikiversidade é uma wiki para organização de grupos de estudo e pesquisa em todos os níveis, acolhendo conteúdos como anotações, cadernos de campo e laboratório, bibliografias, discussões e informações práticas.

Para a produção colaborativa de recursos educacionais ou enciclopédicos, prefira utilizar o Wikilivros ou a Wikipédia, que podem ser referenciados aqui através de links.

Um princípio fundamental da Wikiversidade é o conhecimento livre e colaborativo. Ou seja, o conteúdo produzido deve ser de autoria própria ou compatível com uma licença livre de direito autoral. Além disso, não há impedimento prévio à edição das páginas por qualquer interessado, esperando-se respeito à construção comum.

Convidamos estudantes e professores, autônomos ou em instituições, a utilizarem este ambiente para organizar seus estudos e anotações, promover discussões e trocas de ideias, de forma que todos possam participar no processo de conhecimento, criando, aprimorando e aprendendo com seus conteúdos e comunidade.

Começando

A unidade básica da Wikiversidade são as páginas (URL do tipo /Nome_da_Página). Cada página corresponde a um grupo de estudo, aos participantes de um curso, ou aos envolvidos numa pesquisa. Há ainda subpáginas (/Nome_da_Página/Nome_da_Subpágina) e categorias (Categoria:Nome_da_Categoria), que permitem modularizar e classificar os conteúdos.

O nome de uma página em geral refletirá o assunto do grupo. Ele pode também corresponder à uma identidade própria, neste caso um nome já em uso fora da Wikiversidade ou uma nova identidade formada aqui mesmo.

No caso de grupos formados sobre um assunto, a página é aberta a qualquer contribuição, prevalecendo o consenso dos interessados. Já no caso de uma identidade própria, espera-se respeito à dinâmica do grupo em questão.

Um grupo dotado de sua página organiza as suas informações nela e nas suas respectivas subpáginas, através de ligações internas.

Para começar um novo grupo, isto é, uma nova página, basta criar uma ligação para o nome desejado na sua página de utilizador e clicá-la para começar a editar. Um novo grupo pode ter início mesmo com uma só pessoa.

As páginas da Wikiversidade, por sua vez, encontram-se organizadas em categorias, que permitem navegar sua rede de temas e grupos.

Veja o menu "Como participar?" para mais orientações, ou navegue pelas páginas abaixo para acessar os conteúdos e comunidades da Wikiversidade. E bons estudos!


Aviso sobre instituições

O uso da Wikiversidade pelos membros de uma instituição não configura aval ou certificação da mesma ao conteúdo aqui contribuído por eles.


Wikiversidade em outros idiomas


Projetos paralelos