Oficinas Wikimedia & Educação/Boletim/Março 2023

Fonte: Wikiversidade


Página inicialOficinas anterioresMateriaisBoletimParticipantes

Boletim WMB e Educação - Março de 2023

Sumário desta edição:

  1. Mudanças na Oficina Wikimedia e Educação
  2. Ampliação do prazo da chamada de resumos até dia 26 de março
  3. Primeira reunião do Comitê Estratégico do MOOC "Wikimedia para Educadores" (nome a confirmar)
  4. Arq-a-Thon 2023: Programa de Educação apoiado pelo WMB
  5. XXI Oficina Wikimedia & Educação - 15/02
  6. Boletim Wikimedia Education
  7. Recurso do mês
  8. Conhecendo a nossa rede


1- Mudanças na Oficina Wikimedia e Educação

Imagem que nos foi enviada pelo Grupo Prosa, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
As Oficinas Wikimedia & Educação passam a ser às quintas-feiras, de 17h às 19h, sempre uma vez ao mês. A mudança é uma resposta à demanda dos participantes da pesquisa realizada no ano passado.

Também fizemos uma pequena alteração no formato das oficinas. A primeira apresentação segue sendo de um(a) educador(a) ou pesquisador(a) que já utiliza as plataformas Wikimedia com fins educacionais. Já a segunda apresentação passa a ser um tutorial prático capitaneado por um(a) wikimedista. Nosso objetivo com as Oficinas é formar uma rede de apoio e troca de experiências entre educadores(as). Agora, com uma pitada de "mão na massa".

Esperamos vocês no dia 23 de Março, às 17hs, para a nossa primeira experiência neste novo horário na XXII Oficina Wikimedia & Educação. Caso não possa comparecer ao vivo, vale lembrar que nossos eventos ficam disponíveis já no dia seguinte para você acompanhar assincronamente!

Fique de olho no nosso portal para saber detalhes da programação, em breve.

2- Ampliação do prazo da chamada de resumos até dia 26 de março

Chamada de resumos - A Wikimedia no Brasil

Ampliamos para dia 26 de março de 2023 (domingo) o prazo da chamada de resumos para o livro “A Wikimedia no Brasil: o poder e os desafios do conhecimento livre”(nome a confirmar). A ampliação é resultado da demanda dos autores que passam a ter mais duas semanas para enviar suas propostas. O livro é uma iniciativa do WMB e tem como objetivo celebrar o trabalho e reunir histórias sobre a trajetória das pessoas que protagonizam o desenvolvimento da Wikimedia no Brasil.

Nos interessa reunir reflexões teóricas e relatos de trabalhos práticos, realizados em território brasileiro, que abordem e/ou envolvam pelo menos um dos 15 projetos Wikimedia. A expectativa é que o livro seja uma coletânea de capítulos de autoria de professores, pesquisadores, profissionais, wikimedistas e demais entusiastas do Movimento Wikimedia.

Os resumos podem ser escritos em português e inglês, contendo entre 5 e 10 mil caracteres, com a ressalva de que os textos completos terão necessariamente de ser escritos em português.

Seja audaz e também mande sua proposta!

Mais informações no link: https://w.wiki/67Si

3- Primeira reunião do Comitê Estratégico do MOOC "Wikimedia para Educadores" (nome a confirmar)

Membros do Comitê Estratégico do MOOC na primeira reunião
No dia 23 de fevereiro, o WMB realizou a primeira reunião do  Comitê Estratégico do Massive Online Open Course (MOOC) que está sendo desenvolvido na Wikiversidade. 

O comitê é composto por Adriane Batata (Wiki Movimento Brasil), Bukola James (Reading Wikipedia in the Classroom Nigeria), Felipe Lima (Wiki Movimento Brasil), Flávia Varella (UFSC, projeto "Mais Teoria da História na Wiki"), LiAnna Davis (Wiki Education Foundation; Wikipedia Education Program), Luisina Ferrante (Wikimedia Argentina), e Sofia Matias (Wikimedia Portugal).

Esses wikimedistas incríveis e dedicados estão concedendo seu tempo para monitorar, orientar e supervisionar a criação do MOOC destinado a educadores e demais interessados nos usos educacionais dos projetos Wikimedia.

A ideia por trás da criação do Comitê Estratégico é garantir que o curso atenda às demandas da comunidade e abranja os tópicos necessários para cumprir seus principais objetivos.  

Esperamos que o MOOC apresente, de forma condensada e simplificada, informações que educadores(as) precisam para começar a usar projetos Wikimedia com seus estudantes.

Mais informações sobre o comitê no br.wikimedia.

4- "Arq-a-Thon 2023": Programa de Educação apoiado pelo WMB

Print de tela com os participantes da "Arq-A-Thon 2023", tirada pelo Prof. Gregóire van Havre no encerramento do evento

Nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2023, o WMB apoiou uma maratona de edição da Wikipédia organizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A "Arq-a-Thon 2023" foi organizada como curso de extensão da UFPI, para alunos internos e externos, destinado à edição de verbetes relacionados à área da Arqueologia na Wikipédia em português.

O evento teve coordenação do arqueólogo e professor Grégoire van Havre, do Departamento de Arqueologia da UFPI, e co-coordenação de Michelle Mayumi Tizuka, arqueóloga e doutoranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

A atividade reuniu 28 alunos de graduação e pós-graduação em arqueologia da UFPI e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Juntos, os estudantes somaram quase 10 mil bytes de informação de qualidade e referenciada em português sobre arqueologia, sítios arqueológicos, artefatos, arqueologia digital e acervos arqueológicos.

5- XXI Oficina Wikimedia & Educação - 15/02

O professor Grégoire van Havre (UFPI) também participou da XXI Oficina Wikimedia & Educação, realizada no dia 15 de fevereiro. Na ocasião, ele contou um pouco sobre o evento e sobre a importância de trabalhar com plataformas como a Wikipédia com os estudantes. Segundo ele, os participantes gostaram tanto da experiência que já estão pedindo uma segunda edição!

Na ocasião, nossa gestora de Educação e Difusão Científica, Amanda Jurno, apresentou alguns dos dados coletados na pesquisa com a comunidade de interessados no uso educacional e científico dos projetos Wikimedia, no ano passado e falou sobre as atividades e projetos do WMB para a área de Educação em 2023.

Você pode assistir ao vídeo completo do evento aqui.

6- Boletim Wikimedia Education

Foi publicada a nova edição do Boletim Wikimedia Education – a 2ª de 2023. A newsletter reúne informações sobre a área de Educação e os Projetos Wikimedia ao redor do mundo. 

O Wiki Movimento Brasil enviou a sua contribuição.

Confira aqui.

7- Recurso do mês

A nossa primeira indicação de recursos é este trio de cartilhas que está entre as mais usadas pelos educadores e educadoras quando estão começando a usar a Wikipédia com seus estudantes.

Aceitamos sugestões de recursos que vocês consideram importantes para compartilharmos com a nossa rede de interessados nas próximas edições.

Como os professores estão ensinando com a Wikipédia
Princípios básicos para professores
Wikipédia de A a Z

8- Conhecendo nossa rede

A cada edição, vamos apresentar um educador ou uma educadora e falar um pouco sobre as atividades que desenvolvem com seus estudantes. 

Felipe Lima na WikiCon Brasil 2022

Nosso educador do mês de Março de 2023 é Felipe Ramos Lima, wikimedista membro do Grupo de usuários Wiki Movimento Brasil, professor de Física no estado de Santa Catarina (Magistério Público Estadual) e doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC).


* Quais projetos Wikimedia você usa com seus estudantes e como?

Utilizo mais a Wikipédia e estou começando a organizar atividades no Commons também. Na Wikipédia, remixo textos, reviso referências e a partir daí repasso aos estudantes quando precisamos focar mais em conteúdos na forma de textos. Os estudantes retornam com perguntas e problematizações que são desenvolvidas em sala de aula e também na Wikipédia.

O verbete Luxímetro é um exemplo disso, foi necessário achar uma fonte confiável e substituir o material sem lastro em referências pois detectamos que o estudante confundiu o instrumento de medida com uma grandeza física, a candela. Curiosamente os verbetes estavam precisando de uma melhorada, concluí daí que essa estratégia era muito interessante para detectar formas mais qualificadas do tempo de troca tanto em sala de aula quanto na Wikipédia.

Nesse sentido, poderia ser o verbete da Wikipédia uma possível medida da apropriação de uma unidade de significado que está espalhado na cultura?

  • Quais as vantagens e motivações que te levam a fazê-lo?

Acho que uma vantagem é perceber as "frestas", as pequenas aberturas, tal como uma fronteira entre aquilo que é e o que não é. Percebo a Wikipédia como uma possibilidade outra de atuar nas relações humanas, compreendendo-a como um potencial foco de atividades educativas para a Educação em Ciências por meio de intencionalidades organizadas.

Nesse sentido, estamos (somos muitos, embora espalhados) buscando estratégias para mobilizar o diálogo ou formas de pronunciar o mundo. Para mim conhecer passa intrinsecamente pelo ato de transformar. A Wikipédia, todos os projetos irmãos que emergem a partir dela e, por conseguinte, todo o movimento Wikimedia, me parecem configurar um dos primeiros territórios concretamente próprios de uma civilização planetária pensada a partir da ótica de um outro mundo possível.

Nosso objeto de trabalho é o próprio conhecimento, possuímos uma única função: Sistematizar todo o conhecimento da humanidade... Eu sei, não é possível implementar tal tarefa, mesmo assim a pergunta de um estudante, em uma aula de Física, possibilitou a qualificação do conhecimento pra mim, para o estudante e para a todas as outras pessoas que venham a interagir com a Wikipédia. Agora, imaginem o que esforços sistemáticos baseados em um esforço de investigação temática poderia proporcionar.

Fazer parte disso me motiva bastante, encontrar outras pessoas que buscam dialogar dessa forma é consequência de poder contribuir nesse grande espaço público, essa encruzilhada do conhecimento.

E falando em encruzilhada, em nosso contexto de brasilidade, dá pra encarar a Wikipédia como método. Ela vai peneirando tudo, para que consigamos prender a água do conhecimento com essa peneira metodológica basta que ela gire em uma velocidade tremenda. Aí está o segredo de prender a água na peneira! Obviamente, antes de tudo, precisaríamos saber pra que lado girar, seria uma grande confusão se uns girassem pra um lado e outros girassem pra outro, nossa água acabaria escoando e ao invés de poder sorver o precioso líquido, acabaríamos todos com os pés encharcados.