Metodologia de Pesquisa em Comunicação/trabalho

Fonte: Wikiversidade

Proposta[editar | editar código-fonte]

A avaliação semestral dos estudantes do primeiro ano de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, disciplina de Metodologia de Pesquisa em Comunicação, 2017, propõe-se a fazer um conjunto de contribuições aos projetos Wikimedia, em especial a enciclopédia eletrônica Wikipédia e o repositório Wikimedia Commons, com a produção de material confiável e de boa qualidade sobre museus de São Paulo e cidades adjacentes.

O trabalho, realizado em duplas escolhidas pelo professor, se dará em uma sequência de atividades durante o primeiro semestre de 2017. Envolverá a apropriação progressiva dos estudantes em relação às ferramentas wiki. O Projeto Wikipédia é a principal avaliação do primeiro bimestre da disciplina de Metodologia de Pesquisa em Comunicação, na Cásper Líbero.

A ideia de contribuir com verbetes sobre museus encaixa-se na preocupação de estimular o conhecimento e a visibilidade de instituições culturais com preocupação social. A ideia de contribuir com os projetos Wikimedia encaixa-se na compreensão de que esses projetos podem estimular pelo menos duas competências centrais da metodologia de pesquisa: redação objetiva e busca por referências confiáveis.

Instruções[editar | editar código-fonte]

O Projeto Wikipédia de Metodologia de Pesquisa em Comunicação 2017 desenrola-se em três partes.

O controle de realização das tarefas dá-se por esta página, administrada pelo professor.

Verifique sua dupla aqui.

Etapa 1: Contribuição individual em verbetes sobre o patrimônio cultural de São Paulo[editar | editar código-fonte]

Por favor, faça o login com seu nome de usuário, antes de editar qualquer coisa na Wikipédia para nosso curso.

Feito o preâmbulo -- esteja logad@! --, vamos seguir com nosso Projeto Wikipédia. Quatro instruções antes de passar a tarefa:

  1. Esteja logad@! É só quando você está com sua autenticação feita que consigo identificar sua contribuição.
  2. Leia o material de introdução à Wikipédia, disponível aqui.
  3. Treine um pouco na sua página de testes, disponível para usuários logados. Editar na Wikipédia pode ser difícil.
  4. A realização desta tarefa equivale a 25% de sua nota semestral.
  5. O prazo máximo para a realização desta etapa é dia 1/5. Não serão considerados trabalhos entregues com atraso.

A Etapa 1 do Projeto Wikipédia consiste em revisar e completar pelo menos um verbete desta lista. A contribuição com os verbetes dessa lista deve ser individual, assim que essa parte do trabalho será avaliada individualmente. Você pode editar quantos verbetes da lista quiser, de um a todos.

O método de avaliação será o seguinte, lembrando que os caracteres adicionados podem ser controlados aqui:

  • Não realizou a tarefa ou a entregou com atraso: nota 0
  • Contribuições com menos de 2.500 caracteres: nota 2,5
  • Contribuições entre 2.501 e 7.000 caracteres: nota 5
  • Contribuições entre 7.001 e 12.000 caracteres: nota 7.5
  • Contribuições com mais de 12.000 caracteres: nota 10

Toda inserção de informação deve vir acompanhada de uma referência a fonte confiável. Se você tem dúvida sobre o que é uma referência confiável, veja esta documentação. A inserção de informação sem referência a uma fonte confiável fará com que sua edição não seja considerada.

Por praxe, os verbetes que editarem serão verificados automaticamente por um robô antiplágio. Para um exemplo do tipo de informação que o robô entrega, veja isto, em que o conteúdo adicionado à Wikipédia é conferido ao que existe na internet, incluindo em outros idiomas. Se você tem dúvida sobre o que é plágio, veja isto. A identificação de plágio fará com que imediatamente a nota nesta etapa do trabalho seja 0 e haja a esperada advertência administrativa.

Recomenda-se não começar a editar antes de 18-19 de abril, quando teremos uma oficina de edição em sala de aula.

Eventuais dúvidas devem ser tiradas na página de discussão de nossa disciplina na Wikiversidade, aqui.

Etapa 2: Carregamento de imagens do museu designado[editar | editar código-fonte]

Por favor, faça o login com seu nome de usuário, antes de editar na Wikimedia Commons no contexto de nosso curso. Verifique seu nome de usuário e sua situação aqui.

Feito o preâmbulo -- esteja logad@! --, vamos seguir com nosso Projeto Wikipédia, agora com o carregamento de imagens do museu foi designado a sua dupla. Seis instruções antes de passar a tarefa:

  1. Esteja logad@! É só quando você está com sua autenticação feita que consigo identificar sua contribuição.
  2. O trabalho nesta etapa é em dupla. Os dois estudantes devem realizá-lo; apenas um deve postar as imagens, que servirão de base para a avaliação dos dois alunos.
  3. Leia o material de introdução à Wikimedia Commons, disponível aqui. Há uma explicação detalhada de como carregar imagens na midiateca livre do Movimento Wikimedia.
  4. Procure fotos do museu que lhe foi designado ou de outra instituição cultural na própria Wikimedia Commons. Dê uma olhada na foto, na legenda, nas categorias. Aprenda.
  5. A realização desta tarefa equivale a 25% de sua nota semestral.
  6. O prazo máximo para a realização desta etapa é dia 15/5. Não serão considerados trabalhos entregues com atraso.

Esta etapa consiste na realização de fotografias (ou vídeos) do museu que foi designado a sua dupla, aqui, e carregá-las na mediateca Wikimedia Commons. As imagens precisam estar de acordo com as orientações da Commons.

O objetivo do carregamento é inserir imagens de relevância educacional, especificamente no sentido de ilustrar o verbete enciclopédico sobre o museu que foi designado a sua dupla. São importantes imagens de fachada, detalhes marcantes, características relevantes. Vejam, por exemplo, as imagens que ilustram os verbetes sobre a Pinacoteca do Estado de São Paulo e [Santuário do Bom Jesus de Matosinhos Santuário do Bom Jesus de Matosinhos].

Orientações na Wikimedia Commons[editar | editar código-fonte]

Dicas de Célio Costa, editor sênior dos projetos Wikimedia[editar | editar código-fonte]
WIKIMEDIA COMMONS, a mediateca livre do Movimento Wikimedia.
  1. Dê uma olhada na Wikimedia Commons e veja o que já existe por lá. Por exemplo, o Theatro Municipal de São Paulo já possui diversas imagens de altíssima qualidade e você poderá então ocupar-se de fotografar elementos que ainda não foram retratados ou cujas fotos são de baixa qualidade. Se alguém já tirou uma foto como esta aqui ou esta, concentre seus esforços em outros tópicos.
  2. Uma vez que você já sabe o que tem na Commons sobre seu artigo, escolha um bom dia (que não esteja chovendo ou muito nublado, tente descobrir em qual horário o Sol está iluminando adequadamente o prédio, etc.) para fazer a sua saída fotográfica. Aproveite para chamar seus amigos que gostem / entendam de fotografia; saídas fotográficas tendem a ser experiências bastante agradáveis.
  3. Note que os prédios e monumentos, além das fachadas em si, podem ter muitos outros elementos "escondidos" que podem e devem ser fotografados. Vitrais, por exemplo, costumam ter assinaturas, como esta daqui. O mesmo vale para estátuas, que costumam possuir assinaturas e registros de tombamentos. Não hesite em observar bem aquilo que vai ser fotografado antes de começar a fotografar.
  4. Não economize no número de fotos. Os cartões de memória atuais permitem um bom número de tentativas, então, não economize disparos. Tente observar momentos em que não há pessoas circulando, em que a luz é favorável para a foto, atente-se ao enquadramento... Não é preciso ser um fotógrafo profissional para tomar alguns cuidados básicos na hora de clicar uma fotografia. Depois, quando você for carregar os arquivos na Commons, faça uma boa seleção prévia. Não se surpreenda se num universo de 100 imagens, você descobrir que apenas 20 ou até menos são realmente aproveitáveis.

Os seguintes links podem facilitar o trabalho:


Orientações por Rodrigo Tetsuo Argenton (na Commons: Rodrigo.Argenton)[editar | editar código-fonte]

Vídeo mostrando como fazer o upload:


Por ser um programa baseado na Wikimedia Commons, começamos situando a Commons como uma comunidade dentro de um movimento, o Movimento Wikimedia, que está dentro de um contexto da Cultura Livre.


Cultura Livre é mostrada usando a base de sua definição, é levantado que talvez seja de difícil compreensão no princípio, pois comumente utiliza-se materiais sob uma licença restritiva sem preocupações quanto a autorizações necessárias para tal. E é isso que desejamos que as pessoas façam, mas sem a possibilidade de serem acusados de violação de direitos autorais. Enfatizamos que Brasil vive em uma cultura do remix.
Adicionais: Ao contrário da cultura da permissão, onde as pessoas devem solicitar a autorização ao uso, a Cultura livre incentiva que tudo que todo bem intelectual seja do todo, sem a necessidade de apropriação, e que as pessoas não tenham que pedir autorização ao acesso. Já a cultura do remix é utilizar sem autorização os conteúdos em licença proprietária ou não, da forma que bem entender, ignorando as restrições. Também é uma forma de questionar a cultura da autorização, mas não trabalha com a mudança na raiz da criação, e sim se apropria da produção proprietária ignorando os avisos.
Enfatizamos o ponto da visão de toda sociedade dizendo que é necessário chegar em todas as camadas sociais, e mesmo locais mais ermos, sem contato com a internet. Infelizmente ainda hoje há entorno de 1,4 bilhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza em países em desenvolvimento, sendo que três quarto desses estão em zonas rurais. No Brasil, mesmo tendo caído, a porcentagem de pessoas que não ganham mais de 1,25 USD por dia representa ainda 3,8% da população, aproximadamente 7 milhões de pessoas. No caso, há a necessidade de um trabalho em suprir necessidades mais basais, antes de pensarmos em educação, entretanto para a interrupção do ciclo de pobreza é necessário um trabalho com intervenções educacionais. Dentre a população maior de 15 anos ainda há ~5% sem a capacidade de ler e escrever, somados a esses temos os 38% da população em analfabetismo funcional. http://thp.org/knowledge-center/know-your-world-facts-about-hunger-poverty/ http://databank.worldbank.org/data/views/reports/tableview.aspx?isshared=true
Centro Rose para a Terra e o Espaço
Explanamos as liberdades empregadas pela Cultura Livre, foram identificadas quartos liberdades essenciais para garantir que algo seja considerado livre. *A liberdade de uso da obra e poder aproveitar todos os benefícios de usá-la; *A liberdade de estudo e de aplicação do conhecimento adquirido à partir disso; *A liberdade de fazer e redistribuir cópias, parcial ou total de informações ou expressões; *A liberdade de de realizar alterações ou melhorias podendo distribuir a obra derivada.


Museu do Louvre
Explicamos que para garantir o formato que a obra fora realizada deve ser livre, para que todos consigam acessar, formatos proprietários, normalmente, exigem softwares proprietários para sua utilização, e algumas vezes não é possível acessar os códigos fontes.
Página de uma imagem na Wikimedia Commons
Como os dados na Commons são apresentados
Como os metadados são apresetados
Museu Canadense de História
Dizer que o formato é livre é permitir o uso do mesmo sem ser mandatório um software proprietário para tal uso e modificação. Para esse projeto, imagens não terão restrições se publicadas em JPEG, PNG, SVG, TIFF...
No entanto os formatos mais utilizados para vídeo não ocorre o mesmo, sendo necessário a utilização de softwares para transcrever os arquivos para o formato WEBM, ou OGV.
Museu Britânico
Não ter limitações técnicas, podemos exemplificar, por exemplo, exigir que certos tipos de arquivo demandem softwares proprietários para rodar, ou a imagem estar em embargo ou não permitida por lei, nas questões legais.
Museo de las Ciencias Príncipe Felipe (Espanha)
Licenças livres são aquelas que garantem que as liberdades pregadas pela Cultura Livres sejam garantidas legalmente.
*Copyleft - contraponto ao copyleft. *Porque uma licença com restrições comerciais, não é uma licença livre:
CC BY - Tem como única exigência a Atribuição, ou seja, citar o autor/nome da obra.
CC BY-SA - Além da Atribuição, os remixes devem ter a mesma licença que a obra original.
CC0 - Abdicação dos direitos sobre a obra, nem mesmo a Atribuição é necessária.
Museu Nacional do Palácio (Taiwan)
Movimento Wikimedia é pode ser visto como:
*Uma coleção de valores compartilhados por indivíduos (liberdade de expressão, conhecimento para todos, compartilhamento comunitário, etc.);
*Uma coleção de atividades (conferências, oficinas, wikiacademies, etc.);
*Uma coleção de organizações (a Fundação Wikimedia, os capítulos da Wikimedia, etc.), bem como organizações não-afiliadas e com o mesmo intuito.
Wikimania 2016
Lembramos que o Movimento Wikimedia faz parte da Cultura Livre, logo seu objetivo pode ser relacionado com o da Cultura Livre, o único senão é que o Movimento Wikimedia tem o foco no educacional...
Reforçando a ideia de todos, falando sobre claridade, objetividade nas contribuições e o potencial que conhecimento pode ter.
A WIKIMEDIA COMMONS é uma comunidade multilíngue do Movimento Wikimedia, criada e mantida por voluntários, gerando uma das maiores mediatecas online, onde todo conteúdo multimédia (imagens, sons e vídeos) disponibilizado tem carácter educativo/pedagógico e sob licenças livres, ou em domínio público.
Vídeo mostrando como fazer upload na Commons
Apenas uma brincadeira dizendo que o ideal para fotos de interiores seriam câmeras basculantes de grande formato, que por baixo sairiam mais de 30'000 USD.
Em verdade nesse projeto podemos realizar as fotografias com celulares. Isso é possível, pois celulares de hoje em dia conseguem registrar com grande fidelidade certos objetos.
Comparação entre celular e câmera fotográfica
Comparação entre celular e câmera fotográfica
8 é um número simbólico para ilustrar a quantidade mínima para retratar o local.
Mostro aqui que como qualquer linguagem, devemos pensar a fotografia como algo que necessita de um certo começo e fim, para que o leitor tenha uma compreensão maior do objeto ilustrado, assim é importante pensarmos em um certo mapa ou roteiro mental para ilustrarmos bem o tema em questão.
Como um texto, devemos sempre introduzir ao leitor o museu, nesse caso portas de entrada, halls de entrada, são interessantes para ilustrar essa ideia.
Utilizei o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros como exemplo, tirei algumas fotografias com o celular para ajudar a ilustrar o ponto que quero dizer.
Museu Mercedes-Benz (Stuttgart, Alemanha)
Cité du Train (Mulhouse, França)
A ideia é mostrar imagens que contextualize o leitor, mostre onde está inserido o seu objeto de ilustração.
Museu Histórico do Estado (Moscou, Rússia)
Mostro a possibilidade de linkar outros pontos importantes no entorno do museu com a ferramenta da Wikimedia Commons.
Todo museu tem uma razão pela qual existir, ou seja, ele normalmente é montando sobre uma temática, cabe aqui tentar ilustrar isso através da fotografia.
Museu de História Natural da Universidade de Oxford
Museu dos barcos viquingues de Oslo (português de Portugal chama viking de viquingues)
É normal que haja nos museus uma peça central, aqui vale a pena se debruçar um pouco mais, fazer uma fotografia ilustrando onde a mesma se ambienta no museu. Também pode ser toda uma sala que seja a alma do museu, caso esse tenha várias outras.
Vitral importante para o Centro de Memória
Mona Lisa
Museu de História Natural de Londres
Como esse é o ponto mais importante do museu, pode dedicar um pouco mais de atenção para ele, assim é interessante para além de mostrar como ele é montado no museu, ele em si. Ou ainda se for o caso de uma sala, pontos importantes presentes no mesmo.
Estátua de Charles Darwin presente no salão, é possível ver a estatua na foto anterior.
Vários museus vão para além de uma única coleção, e acabam tendo outras secundárias, elas também fazem parte da identidade do mesmo, e é interessante registrar.
Chuveiro utilizado por mineiros em Rammelsberg
Sala de leitura do museu britânico
Há várias pequenas coisas que serão apontadas pelo guia do museu que valem a pena serem registrados tanto em texto, quanto em fotografia, isso vale para várias coisas, incluindo certos objetos de exposição, afrescos, pisos, detalhes arquitetônicos...
Museu Histórico Alemão e Museu de História Militar de Viena
Museus Vaticanos
Como em textos é interessante finalizar o seu conto, assim imagens que resumam o que fora mostrado, dando um ar de finalização é interessante, uma das formas de fazer isso é mostrar o que se vê quando saímos do museu. Outra possibilidade é mostrar em uma luz do dia que dê a sensação de término, como fotos noturnas...
Aqui o já mostrado Museu de História Natural de Londres, agora em outras perspectiva dando um ar de saída.
Rijksmuseum
Alte Nationalgalerie
Aqui temos um famigerado challenge desafio para ser cumprido, uma das partes mais interessantes dos museus é exatamente a parte que o público não tem acesso, ir atrás desse acesso entra bem nas habilidades de negociação que um bom relações-públicas deve ter, assim sejam desafiados.
Algumas obras que ainda não caíram em domínio público (ou seja que o autor não faleceu antes de 1947) temos questões quanto a direitos autorais, se for o caso de o museus só ter obra sob copyright, tente fotografar o espaço e as obras tem de ver caso a caso.
Algumas dicas de fotografia
Museu de Arte Contemporânea e Moderna Mohâmede VI (Rabat. Marrocos)
É normal para pessoas leigas fotografarem tudo o que verem pela frente, mas é mais importante conseguir encontrar a melhor foto antes de puxar a câmera, o processo é um pouco diferente, procure a melhor foto, varie sua posição tanto circundado o que quer fotografar, quanto mudando sua altura, isso varia bastante a fotografia que vai gerar.
Foto de um ângulo não tão bom
Foto de um ângulo melhor
Foto de um ângulo não tão bom
Foto de um ângulo mais interessante
Sem referências fica complicado mensurar certos objetos
Com algo que estamos acostumados ao tamanho fica bem mais fácil saber o tamanho de certos objetos, use isso para aumentar o valor educacional da sua foto.
E você estará em dupla.
clipe de um documentário que eu passo uma das razões pelas quais eu contribuo.
@instagram @facebook @Commons @Wikipedia @Wikiversidade +5511979718884 (WhatsApp) - rodrigo.argenton@.gmail.com

Instruções detalhadas[editar | editar código-fonte]

  • Esteja logad@!
  • Só carreguem imagens que vocês mesmos tenham criado (quem quiser carregar imagens de outras fontes deve pedir ajuda na página de discussão do curso e ser orientado por um voluntário ou por mim. Isso deve ser feito com pelo menos duas semanas de antecedência.)
  • A licença recomendada é CC-BY-SA 4.0, a que é gerada automaticamente a partir da realização adequada do passo anterior. Isso estabelecerá uma licença livre sobre o conteúdo que você está carregando.
  • O título da imagem deve necessariamente descrever adequadamente o museu. Os arquivos não podem ter títulos incompreensíveis. Se o museu que lhes foi designado chamar-se por exemplo Museu São Paulo o título das fotos deve ser Museu São Paulo 01, Museu São Paulo 02... (Há uma opção que copia as informações que você insere na primeira imagem em todas as subsequentes.)
  • A descrição da imagem deve ser completa, seguindo o seguinte exemplo (que deve ser adaptado, obviamente, a cada imagem): Face norte do edifício central do Museu São Paulo, em São Paulo (SP), Brasil.
  • A inserção de categorias é obrigatória. Necessariamente, tod@s @s alun@s devem inserir as seguintes categorias: Projeto Commons da Faculdade Cásper Líbero (RP/2017) e o nome do museu que lhes foi designado. (Verifique que já não existe a categoria do bem cultural que lhes foi designado, fazendo uma busca na Wikimedia Commons. Se não houver, crie a categoria inexistente mesmo, que ou eu ou um voluntário fará a adequação às normas desse projeto.) Exemplo: as duas categorias que eu usaria para o Museu São Paulo são: Projeto Commons da Faculdade Cásper Líbero (RP/2017) e Museu São Paulo.
  • As imagens devem ter pelo menos 800kB cada. Não serão aceitas imagens menores. Tome cuidado com fotografias tiradas pelo celular, pois na transferência do arquivo é comum que as imagens sejam comprimidas e percam qualidade. Verifique o tamanho da imagem antes de a carregar na Commons.

Imagens educativas[editar | editar código-fonte]

Não há número mágico de fotografias a serem tiradas. Às vezes, oito bastam; às vezes, serão necessárias 20 a 30.

O propósito das imagens é servir para fins educativos, especialmente ilustrar o verbete que criarão sobre o museu.

Assim, pelo menos é recomendável -- se conseguirem:

  1. Pelo menos, uma foto da entrada do museu. Exemplo: Foto da entrada da Pinacoteca . Fotos externas são permitidas pela lei.
  2. Pelo menos, uma foto geral do museu, com distância. Exemplo: Vista geral da Pinacoteca. Fotos externas são permitidas pela lei.
  3. Pelo menos uma foto do logo do museu, se houver. Exemplo: Logo da Pinacoteca
  4. Pelo menos uma foto do jardim do museu, se houver. Exemplo: Vista do jardim em frente à Pinacoteca. Fotos externas são permitidas pela lei.
  5. Uma sequência de fotos de outros ângulos do edifício do museu. Exemplo: Detalhe externo na Pinacoteca. Fotos externas são permitidas pela lei.
  6. Uma sequência de fotos do edifício por dentro do museu, quando houver interesse. Exemplo: Detalhe interno da Pinacoteca
  7. Se possível e com autorização, fotos do acervo. Exemplo: Acervo da Pinacoteca
  8. Placas informativas sobre o museu, o acervo, o edifício. Fotos externas são permitidas pela lei.

Para referência, todas as imagens da Pinacoteca estão disponíveis aqui.

A recomendação é que conversem com a direção do museu e consigam estabelecer uma relação harmoniosa. Há um benefício real para o museu, que poderá divulgar seu trabalho em uma plataforma de altíssima visibilidade. Se houver dificuldades, entrem em contato comigo pela página de discussão da Wikiversidade.

Resultado esperado e nota[editar | editar código-fonte]

De acordo com o que cada dupla conseguir desenvolver em parceria com o museu, o cumprimento pleno da etapa dará 10 à dupla. O cumprimento parcial da etapa dará 5 à dupla. A não realização, a realização fora do prazo ou a realização inadequada (fotos pequenas, insuficientes) dará nota 0 à dupla. Levarei em conta dificuldades que por ventura encontrem.

Oficina de fotografias no Commons[editar | editar código-fonte]

Para 2-3 de maio, estou tentando chamar um fotógrafo sênior do Commons para dar dicas de como tirar fotografias educativas. Isso ainda precisa ser confirmado.

Etapa 3: Criação ou melhoria substancial do museu designado[editar | editar código-fonte]

A etapa principal do Projeto Wikipédia dos estudantes do primeiro ano de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, disciplina de Metodologia de Pesquisa em Comunicação, 2017, propõe aos estudantes que façam um conjunto de contribuições na enciclopédia eletrônica Wikipédia, com a produção de material confiável e de boa qualidade "enciclopédica" sobre museus da cidade de São Paulo e cidades adjacentes. Cada dupla de estudantes ficou responsável por um verbete, que de certo modo "adotou" e pelo qual se tornou responsável. A princípio, estimula-se os estudantes a acompanharem, mesmo depois do curso, se o conteúdo não sofreu alterações ruins e continue melhorando as informações que estão postadas. A temática é, de maneira ampla,o patrimônio histórico e cultural da cidade de São Paulo e cidades adjacentes.

Esta etapa do Projeto Wikipédia equivale à maior fatia da nota do primeiro semestre de 2017 -- no caso, 50%. A nota dessa tarefa será somada à das duas outras tarefas do Projeto Wikipédia do primeiro semestre bimestre.

O prazo máximo para a realização dessa tarefa do Projeto Wikipédia é 13-14 de junho. O prazo é improrrogável, assim que a recomendação é que o estudante se organize de tal modo a cumpri-lo. Não serão considerados trabalhos feitos após o prazo; isso não é negociável.

Faça todas as suas contribuições estando logad@!

Verbetes designados[editar | editar código-fonte]

A lista dos verbetes e do estudante que ficou responsável por ele está aqui. A designação dos verbetes foi aleatória. A lista foi divulgada com antecedência suficiente, a partir do momento em que cumpriu os requisitos para identificação de sua conta de usuário.

Dúvidas devem ser tiradas na página de discussão do curso na Wikiversidade.

Resultado esperado e nota[editar | editar código-fonte]

Haverá cinco notas possíveis.

Não pontuará o grupo que não fizer o trabalho até o prazo máximo, improrrogável. Tirará 3 sobre dez o grupo que fizer uma contribuição considerada apenas mínima. Tirará 5 sobre dez o grupo que fizer uma contribuição considerada média. Tirará 7,5 sobre dez o grupo que fizer uma contribuição considerada boa. Tirará 10 sobre dez o grupo que fizer uma contribuição considerada ótima.

Em verbetes não existentes, ou seja, criados do zero, será considerada uma contribuição mínima aquela em que, criada a página, forem inseridas menos de dez linhas de conteúdo, não houver preocupação em inserir sistematicamente referências comprobatórias, não houver evidência de pesquisa, não houver cuidado com o uso do estilo e da linguagem enciclopédica. Abaixo um exemplo de uma contribuição mínima, a página do Museu Memória do Bixiga, tal qual estava na Wikipédia em 25 de setembro de 2016.

Em verbetes não existentes, será considerada uma contribuição média aquela em que, quando criada a página, forem inseridas entre dez e vinte linhas de conteúdo, mas com referências e alguma evidência de pesquisa documental, com problemas de estilo e linguagem enciclopédica, mas com alguma preocupação para a facilitação da leitura por usuários da Wikipédia, como a criação de ferramentas de identificação e vários links para outros verbetes e um esforço de categorizar a contribuição. Abaixo um exemplo de uma contribuição média, a página do Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta] tal qual estava na Wikipédia em 25 de setembro de 2016. (Notem que há problemas sérios de linguagem e formatação de referências e notas de rodapé. Não há fotografias.)

Em verbetes não existentes, será considerada uma contribuição boa aquela que fizer pelo menos vinte linhas de contribuição (mais de 15 mil caracteres de conteúdo), com referências em cada parágrafo, evidências de pesquisa documental, uso educacional de fotografias e outras ilustrações, linguagem e estilos adequados segundo os critérios da Wikipédia, facilitação da leitura pelo usuário da Wikipédia (links, títulos, categorias, infobox etc.), mas em que houve problemas na realização e na qualidade final do verbete. Exemplo de bom verbete é o do Museu da Casa Brasileira, tal qual estavam em 25 de setembro de 2016. Apesar de ter um texto longo, não traz referências e adota às vezes estilo parcial.

Um verbete considerado ótimo é basicamente um trabalho que cumpre plenamente os critérios estabelecidos acima: tamanho suficiente para a descrição e apresentação do patrimônio cultural, destacando a relevância e o estado de conservação do bem; pesquisa documental e referências (pelo menos uma em cada parágrafo, mas normalmente mais); uso educacional de fotografias e outras ilustrações; linguagem e estilos adequados; facilitação da leitura (links, títulos, categorias, infobox etc.). O céu é o limite aqui, pois entram nessa classificação verbetes como os da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, mas, talvez de maneira mais realista, os do Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e da Biblioteca Mário de Andrade (estes últimos têm alguns problemas, mas cumprem plenamente o que é esperado para um trabalho ótimo).

Nos casos em que o verbete já tiver sido criado e já houver contribuições, a nota será dada a partir de outro método. Se você pegar um verbete mínimo ou médio, sua nota será relativa a quão bem você o transformou em um verbete ótimo.

Vale notar que avaliar um trabalho desse tipo sempre vai ter um aspecto grande subjetivo, por mais que as indicações acima sirvam de base para uma avaliação mais objetiva. Não há um barema possível, não há uma resposta única esperada -- cada caso será avaliado dentro da situação do caso. De todo modo, fica a dica de que, se quiser tirar uma nota alta, mire uma contribuição ótima. Contarei com o apoio dos voluntários do curso para ajudar a avaliar os verbetes.

Não se esqueça de estar logad@!!!

Em seção abaixo, exponho uma estrutura para os verbetes ótimos, para orientar o trabalho.

Orientações específicas para a contribuição[editar | editar código-fonte]

  1. Esteja logad@! Vocês devem fazer a contribuição com o nome de usuário de um dos membros da dupla; sem isso, não tenho como reconhecer que vocês de fato fizeram o trabalho. Se não estiver logad@, porque não poderei identificar seu trabalho, você não pontuará.
  2. Não publique nada na página principal da Wikipédia, até receber autorização do professor ou de um dos voluntários que acompanham o curso. Faça o trabalho na página de testes, exclusivamente; quando for o momento adequado, pediremos que transfira o trabalho para a página principal da Wikipédia.
  3. Leia os tutoriais de edição da Wikipédia, disponibilizados aqui, especialmente o guia "Wikipédia de A a Z", e treine o quanto puder na sua página de testes.
  4. Não hesite em entrar em contato comigo e com os voluntários que acompanham o curso, por meio da página de discussão do curso, aqui. Assine suas mensagens na página de discussão, usando ~~~~ ao fim das mensagens, para facilitar a identificação.
  5. Insira no fim verbete a marcação {{Cidade de São Paulo}} se estiver trabalhando com um museu de São Paulo, que gera um quadro final que consolida o conteúdo disponível sobre a cidade, na Wikipédia. Vou atualizar esse quadro, para que contemple tudo o que foi feito no projeto.
  6. Vigie a página. Quando tiver feito sua contribuição, assinale a opção de "Vigiar página". É comum que novas páginas ou contribuições grandes na enciclopédia levem a intervenções de editores mais frequentes e, até para preservar seu trabalho, verifique que não há edições ruins e acompanhe a evolução de seu verbete. # Se tiver algum problema com um usuário "mais experiente", entre em contato comigo ou com um dos voluntários, pois podemos ajudar a tentar resolver uma eventual querela.
  7. Na página de discussão do verbete no qual você está mexendo (o botão "Discussão" aparece do lado esquerdo superior, ao lado do botão "Artigo", no verbete), explique que a edição desse verbete faz parte do Projeto Wikipédia da Cásper Líbero, explique o que você fez no verbete, qual dúvida e, MUITO IMPORTANTE, insira no topo da página de discussão o seguinte código: {{ Verbetes do PWU | disciplina = Metodologia de Pesquisa em Comunicação (João Alexandre Peschanski) | universidade = [[Faculdade Cásper Líbero]] | período = primeiro semestre de 2016 | projeto = Projeto Wikipédia da Cásper Líbero, mais informações [https://outreachdashboard.wmflabs.org/courses/Faculdade_C%C3%A1sper_L%C3%ADbero/Projeto_Wikip%C3%A9dia_da_C%C3%A1sper_L%C3%ADbero_RP_2017 aqui] }} . Esse código vai fazer com que apareça uma vinheta na página de discussão. Isso é uma forma de gerar mais simpatia de editores mais frequentes da Wikipédia em relação ao trabalho que você fez.

Referências e interwikis[editar | editar código-fonte]

A regra de ouro é que cada informação inserida deve ter uma referência confiável explicitada. Pelo menos uma referência é necessária por parágrafo. Sempre que citar uma informação específica, coloque uma referência. Por exemplo, se citar uma exposição temporária, que ocorreu de 2013 a 2014, é imprescindível dizer de onde retirou a informação.

Repare que nos verbetes há uma profusão de links para páginas na própria Wikipédia, o que chamamos de interwikis. Estes são imprescindíveis.

Fotos[editar | editar código-fonte]

É imprescindível que você insira imagens nos verbetes. A princípio, há duas fontes de imagens recomendadas: as que você mesm@ tirou para a etapa anterior do projeto ou as que já estão disponíveis na própria Wikimedia Commons sobre o museu com o qual está trabalhando. Não tem impacto na nota se você usar imagens que não foram produzidas por você -- o que importa é que você escolha as melhores imagens para ilustrar o verbete, para fins educacionais e enciclopédicos.

É recomendável que as fotos usadas para ilustrar o verbete sejam de alta resolução e tamanho grande.

Se você estiver pensando em usar fotos de arquivos ou outros repositórios, o que é ótimo!, deve necessariamente entrar em contato comigo ou com os voluntários do curso, para avaliarmos a possibilidade e orientarmos o processo de inclusão dessas imagens no verbete.

Estrutura do verbete[editar | editar código-fonte]

A expectativa é que o verbete ótimo tenha pelo menos os seguintes elementos, como parâmetro (ou seja, pode modificar a estrutura esperada, mas use isso como norte).

  1. Caixa de informação apropriada (use a específica para museus: {{Info/Museu}} . Veja o exemplo no código fonte da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
  2. Texto introdutório em linguagem enciclopédica e de acordo com o livro de estilo da Wikipédia. Aqui aparece a exposição clara e objetiva do museu, além de elementos centrais que justificam sua relevância enciclopédica. Vejam como modelo o texto de introdução do Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP Museu de Anatomia Veterinária da USP.
  3. Seção HISTÓRIA, em que se narram os antecedentes e os variados usos do museu, eventualmente criando subseções para períodos relevantes (ver como exemplo essa seção no verbete da Pinacoteca).
  4. Seção ARQUITETURA ou CARACTERÍSTICAS ARQUITETÔNICAS, se o edifício em que o museu está instalado tiver interesse. Um ótimo exemplo é a seção "Características do sítio" no verbete Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. É também nesta seção que eventualmente reconhecimentos do prédio, como eventuais tombamentos ou pedidos de tombamento, são mencionados.
  5. Seção ACERVO, em que aparecem informações gerais e específicas sobre aquilo que está no museu. Isso vai do número geral de peças a subseções específicas sobre peças especialmente relevantes. Veja como exemplo o Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Também é interessante colocar nesta seção uma listagem de exposições, permanentes e temporárias (mas lembre-se que cada informação inserida deve necessariamente ter uma referência).
  6. Seção ESTADO ATUAL, em que se descreve a condição atual do museu, a partir de fontes noticiosas. Isso pode incluir um detalhamento dos usos atuais do local. Também é importante uma subseção sobre a conservação do bem cultural.
  7. Seção DIFUSÃO, em que se descrevem eventuais atuações de comunicação importantes do museu. Veja o exemplo do Museu de Anatomia Veterinária da USP. Lembre-se que é preciso ter referências.
  8. Seção GALERIA, em que fotos interessantes que não foram usadas no decorrer do texto podem ser colocadas: não mais do que seis imagens! Notem a seção de imagens no verbete sobre o Museu de Anatomia Veterinária da USP.
  9. Seção REFERÊNCIAS, em que as referências usadas no decorrer do texto são expostas. (Lembre-se que o sistema gera automaticamente as referências, quando notas são adicionadas ao longo do texto.)
  10. Seção VER TAMBÉM, em que verbetes de interesse na Wikipédia são listados, como outros museus, o bairroo órgão que tombou o bem, outros bens citados no texto, pessoas que têm verbetes e assim por diante.
  11. A indicação de que há uma categoria específica na Commons para esse museu, usando o comando {{Commons|Category:NOME DO MUSEU TAL QUAL APARECE NA CATEGORIA DA COMMONS}}. Normalmente essa indicação aparece na seção VER TAMBÉM; veja o exemplo em Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.
  12. A marcação {{Cidade de São Paulo}} .
  13. As categorias que devem necessariamente aparecer no pé do texto.

Não se esqueça de colocar na página de discussão de seu verbete a etiqueta que o insere no Programa de Educação da Faculdade Cásper Líbero, como expliquei acima.

Os verbetes devem ter pelo menos sete imagens, colocadas de maneira adequada. Se achar que não "cabem" sete imagens no verbete, entre em contato comigo pela página de discussão do projeto.

O link a seguir da própria Wikipédia pode ser útil para identificar aquilo que efetivamente têm de fazer: aqui. São as diretrizes para criar um "verbete perfeito", que é nosso objetivo.

Como me preparar[editar | editar código-fonte]

Não se esqueça que muito do trabalho na Wikipédia depende da qualidade e do esforço da pesquisa. A Wikipédia é tão boa quanto as fontes que referencia. As evidências de pesquisa serão parte importante da avaliação.

E é justamente com essa pesquisa que você deve começar, imediatamente. Não espere o prazo final de entrega do trabalho começar.

Busque na internet (Google Scholar, Google News, Google, repositório de teses da USP) tudo o que puder -- e que for confiável, de acordo com os critérios com os quais temos trabalhado -- sobre o museu.

Vá o quanto antes ao museu. (Organize-se para ir várias vezes, aliás.) Apresente-se a algum diretor, conte a proposta do trabalho, veja se têm clipping de notícias, visite o museu com cuidado, reflita sobre o que deve escrever. Aliás, veja se o museu tem interesse em participar, eventualmente contribuindo com o carregamento de imagens do acervo em alta resolução (desde que as imagens estejam ou em domínio público ou estejam livres de direitos patrimoniais); se houver esse interesse, posso ajudar.

Veja aliás duas matéria recentes sobre como museus têm atuado para melhorar o conteúdo educativo na internet:

Achar as fontes confiáveis é seu primeiro grande objetivo, de todo modo. Vá listando tudo o que encontrar em sua página de testes. Veja o número de referências de um verbete como o Museu de Anatomia Veterinária e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Uma dica é também olhar livros e o catálogo dos próprios museus (lembre-se que não é necessário haver a referência on-line para ser usada na Wikipédia; livros e outros documentos impressos são válidos).

Oficinas de publicação[editar | editar código-fonte]

Teremos oficinas de publicação em 30-31 de maio e 13-14 de junho. Nessas datas, estarei disponível, eventualmente com algum editor voluntário, para aprovar a publicação de seus trabalhos no domínio principal da Wikipédia. Lembre-se que seu trabalho deverá ser feito na página de testes, não na página principal do verbete.

Dúvidas?[editar | editar código-fonte]

Lembre-se que eu ou editores voluntários da Wikipédia respondemos na página de discussão no espaço oficial de nosso curso na Wikipédia. Não hesite em nos procurar.